Blog

Usuários do e-SIC devem ser informados de prazos para respostas das solicitações

Visando atender a exigência da Controladoria Geral da União (CGU), que solicita que seja orientado ao cidadão quanto aos prazos e recursos disponíveis instituídos em lei para o atendimento às solicitações feitas através da plataforma do e-SIC, a SOGO informa que é possível cadastrar RESPOSTAS PROGRAMADAS na plataforma. 


Iremos ensinar como cadastrar uma resposta padrão a ser utilizada nas solicitações recém abertas no e-SIC. 


Para o cadastro das respostas você deve: 


1º Acessar a Intranet (entidade.estado.gov.br/intranet), inserir a senha e clicar no ícone correspondente ao e-SIC; 

2º Inserir os dados de acesso a plataforma;

3° Logado no sistema, clique em CHAMADOS e, em seguida, RESPOSTA PROGRAMADA;

4° Para o cadastro da resposta, clique em ADICIONAR NOVA RESPOSTA AUTOMÁTICA;

5º No primeiro campo disponível, insira o título para sua resposta, que pode ser PEDIDOS DE INFORMAÇÃO RECÉM ABERTOS e no espaço, escreva a mensagem desejada, que nesse caso, será a disposta abaixo:


Olá! Recebemos sua solicitação e iremos providenciar a resposta. É importante que você saiba que nos termos do art. 11 Parágrafos 1º e 5º da Lei 12.527/2011, as informações solicitadas através desse canal devem ser disponibilizadas imediatamente. Na impossibilidade da concessão imediata, o acesso pode ser realizado em até 20 (vinte) dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias corridos. Caso a solicitação das informações descritas seja negada, devemos apontar as razões de fato e de direito da recusa, total ou parcial das informações, dentro do prazo acima descrito. Devem ser informados, ainda, os prazos, as condições e a autoridade competente para apreciação de eventual recurso, nos termos dos art.11, Parágrafo 4º.


6º Criada a resposta, caso deseje editar, basta clicar no título que o campo de edição será disposto. 


Pronto! Você cadastrou uma resposta automática. Agora, vamos aprender a usar? 


Na plataforma, clique nos chamados EM ABERTO ou EM ANDAMENTO e localize a demanda a qual você quer informar ao solicitante os prazos definidos por lei, para isso, você deve:


1º Abrir um chamado, independente do seu status; 

2º Disposta a demanda do solicitante, clique em RESPONDER e, consequentemente, em RESPOSTA PROGRAMADA. Abrirá as opções de respostas cadastradas;

3º Selecione o titulo da resposta programada cadastrada e desejada; 

4º O texto da sua resposta será disposto no campo de edição. Caso não deseje realizar mais nenhuma alteração, clique em ENVIAR. 


Pronto! Informando aos solicitantes os prazos das demandas você estará cumprindo o que pede a CGU. 


Além das orientações acima, temos um vídeo no qual realizamos todo o processo e que pode estar te auxiliando. 


Mas, se mesmo assim você tiver dúvidas, estamos à disposição para te atender.