Case de Sucesso

Prefeitura de Caruaru

Logotipo Prefeitura de Caruaru

Prefeitura de Caruaru sobe 21 posições e é o 13º município mais transparente de Pernambuco

A Prefeitura de Caruaru subiu 21 posições no índice de transparência, conforme relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em 2018. Antes, o município ocupava a 34ª posição, mas depois que passou a utilizar as soluções em transparência da SOGO Tecnologia subiu para a 13ª dentre 103 municípios que alcançaram o conceito desejado de transparência pública.

As avaliações do TCE/PE são realizadas anualmente e avalia a Transparência Pública dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais (184 prefeituras e 184 câmaras municipais do Estado) através da fiscalização dos respectivos Sítios Oficiais e Portais de Transparência. O índice afere o nível de disponibilização do acesso à informação aos cidadãos e verifica a aderência às exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação – LAI.

De acordo com o TCE/PE, em 2017 o município de Caruaru obteve a média 6,0. Em 2018, o novo relatório apontou o município com 89% da média máxima. O resultado deixou Caruaru à frente de cidades como Olinda e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

A SOGO Tecnologia tem papel fundamental nesses resultados, tendo em vista que atua desde a implantação e hospedagem do portal até no acompanhamento dos índices de transparência, antecipando muitas das vezes para os clientes os pontos que devem ser melhorados. Para isso, são enviados relatórios trimestrais com os pontos pendentes.