Postado no dia 06/09/2021

Índice de transparência em Caruaru atinge 0,94 e é um dos maiores de Pernambuco

Logotipo Índice de transparência em Caruaru atinge 0,94 e é um dos maiores de Pernambuco

Nota no Índice de Transparência dos Municípios cresceu após adoção de sistema  para divulgação das informações públicas

A prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, obteve nota 0,94 no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITM-PE). O levantamento, que analisa o nível de transparência pública dos municípios e câmaras municipais do estado por meio dos sites oficiais e portais de transparência, foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e se refere ao ano de 2020.

A escala utilizada pelo TCE-PE para medir o nível de transparência dos municípios vai de 0 a 1. No caso de Caruaru, a pontuação se encaixa no nível “desejado”, a mais alta das classificações utilizadas pelo tribunal. 

A melhoria do índice de transparência do município se deu após a adoção do sistema Mais Transparência, desenvolvido pela Sogo Tecnologia e utilizado pelo município desde 2018. Antes da implantação do sistema, em 2017, o  resultado obtido pela prefeitura no ITM-PE foi de 0,89 – em três anos, o crescimento do índice foi de 5,6%.

“Por meio do Mais Transparência nos adaptamos às necessidades conforme elas surgem, para que a informação e os serviços cheguem até o cidadão de forma simples, clara, objetiva e totalmente acessível a todos os públicos”, explica Elder Miguel, diretor da Sogo Tecnologia. “O resultado de todo esse esforço são nossos clientes nas primeiras posições na Escala Brasil Transparente – CGU, no Ranking de Transparência MPF e no Ranking de Transparência dos Tribunais de Contas dos Estados em que atuamos”, acrescenta.

Atualmente, o Mais Transparência é utilizado em cerca de 40 prefeituras nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Sobre o Mais Transparência

O Mais Transparência é um Sistema informatizado integrado e oficial para cumprimento da Lei nº 12.527/2011, que regulamenta a transparência ativa e passiva no âmbito da administração pública. 

Além do sistema, a Sogo Tecnologia oferece um monitoramento da eficiência do processo, que consiste em uma verificação constante das informações disponibilizadas nos portais dos clientes frente às exigências legais, o que permite uma ação proativa de possíveis correções, mantendo-os consistentes e aderentes 100% do tempo à legislação.